terça-feira, 22 de setembro de 2009


A Arquitectura Paisagista, arte de ordenar o espaço exterior em relação ao Homem, ou seja, a paisagem, unidade geográfica, ecológica e estética, resultante da acção humana e da reacção da natureza. Hoje a paisagem não surge espontaneamente equilibrada mas constitui um espaço onde o somatório dos projectos sectoriais têm conduzido, como a agricultura e a silvicultura, à exploração exaustiva dos recursos naturais, à construção indiscriminada de conjuntos edificados e fábricas e à implantação consequente das infra-estruturas necessárias a cada sector, tais como auto-estradas, pontes, aeroportos e barragens.

Ao arquitecto paisagista, compete o papel de criar, em qualquer paisagem que é o suporte das comunidades humanas, a melhor forma de considerar e desenvolver os seus valores culturais e recursos biofísicos. Para isso, há que considerar, no plano, a síntese dos pontos de vista culturais, económicos, técnicos e biológicos. O arquitecto paisagista, tendo “ o Homem como centro de todas as mudanças”, terá de ordenar as diferentes formas de vida autónomas, na sua essência biológica, sujeitas a uma evolução pré concebida e cíclica no tempo.

Gonçalo Ribeiro Teles

Fundador da Licenciatura em Arquitectura Paisagista da Universidade de Évora


segunda-feira, 27 de julho de 2009

A amizade


Perguntei a um sábio,a diferença que havia entre amor e amizade,ele me disse essa verdade...O Amor é mais sensível,a Amizade mais segura.O Amor nos dá asas,a Amizade o chão.No Amor há mais carinho,na Amizade compreensão.O Amor é plantado e com carinho cultivado,a Amizade vem faceira,e com troca de alegria e tristeza,torna-se uma grande e querida companheira. Mas quando o Amor é sincero ele vem com um grande amigo,e quando a Amizade é concreta,ela é cheia de amor e carinho.Quando se tem um amigo ou uma grande paixão,ambos sentimentos coexistem dentro do seu coração.